Eu-metáfora

Eu sou água que rola entre as pedras lascadas da cachoeira vazia de gente, água que rola serena, fria e constante.

Em meio às minhas metamorfoses enfastiosas, que eu sempre fiz questão de fugir, me descobri borboleta, lepidóptero que voa com o vento e se esquece da vida.

Tive minhas dificuldades para sair do casulo, se bem que algumas vezes tenho vontade de retornar ao meu alvéolo tão cômodo, tão quentinho.

E faz parecer patético eu ainda querer ser borboleta encasulada novamente, voltar à forma de lagarta e deixar de bailar no vento. Mas me assusta ter o desenho de poesia e fazer versos em cores e movimentos agitados sem saber compor no breve espaço de tempo que me deram, de uma vida efêmera que não me ensinaram a vivê-la.

Tenho certeza que o leitor inteligente vai me julgar uma louca nada modesta por me chamar de borboleta, já que a felicidade se assemelha a essas mariposas.

Não me julgue, por favor, apenas tento expressar a intensidade que se passa em mim, do meu coração movido à agitação das borboletas. Quisera eu ser Deus agora e fazer borboletas, daquelas que ficam borboleteando por aí.

Estremeço-me por inteiro, arrepios me percorrem só de pensar na liberdade que eu teria, muito além da intimidade com o verbo ‘voar’ ou com o adjetivo ‘livre’ eu seria, depois de fabricante, borboleta aventurada, de vivacidade, de amplitude, veemente, com altivez por ser arte com ardor de poesia e muito mais do que tudo isso eu seria.

Por isso, que me desculpem e não se assustem os que não me entendem e que se encorajaram a ler até aqui, mas é com essa mesma impetuosidade que irei atrás das borboletas para aprender a voar com elas, pois estou com uma vontade danada de virar uma borboleta agora.

Comentários

  1. Já ouviu falar de um filme chamado "Amor além da vida"?
    Se puder,assista esse filme.Prometo que serão 114 minutos muito bem aproveitados
    da sua atenção.
    Esse filme,além de ser uma obra prima da sétima arte e uma lição de vida,
    tem muito a ver com você e com os versos lindos e as idéias que você expõe aqui.
    Ele te leva ao âmago da noção de "autopoiesis" no seu estado mais primordial.
    A noção de que o mundo é aquilo que que a nossa mente projeta,de que somos todos
    juntos os arquitetos do universo e todas as coisas estão intrinsecamente ligadas,
    só não enxerga esse elo quem não quer.
    Se já tiver assistido...bom...vale a pena assistir de novo porque é incrível a
    capacidade que temos de subitamente nos maravilhar com aquilo que
    já olhamos várias vezes mas só conseguimos enxergar direito quando estamos
    verdadeiramente prontos(isso vive acontecendo comigo rs).
    Não precisa nem baixar,é so abrir o link abaixo no navegador,clicar no "play"
    e assistir(esse do link é dublado e talvez demore um pouquinho pra carregar
    dependendo da sua conexão).

    http://www.assistirfilmesonline.org/2010/07/amor-alem-da-vida-dublado.html

    Bom,dessa vez eu só queria compartilhar esse filme que por alguma razão
    preferi não mencionar no post anterior.
    Eu queria mais mas,realmente acredito que tudo vem ao seu tempo.

    Seu admirador.

    “É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, nem preciso dizer que eu chorei feito um chafariz quando eles vão para o inferno!
      Adorei o filme, muito obrigada pela indicação.

      Excluir
    2. Fico realmente muito contente que você tenha gostado e que tenha te
      tocado o filme(já deixei uma marquinha em você que nem você deixou em mim).
      Se bem que é meio difícil não gostar desse filme.
      Notou alguma semelhança com o seu blog?rs
      Tem uns e outros textos aqui que têm tanta familiaridade com o filme que em alguns
      casos eu achei que,mesmo que bem indiretamente você estivesse fazendo alusões ao filme.
      Mas não vá pensar que eu estou duvidando da sua insofismável criatividade e da
      verossimilhança dos seus versos,muito pelo contrário,acho que as poesias que você
      escreve são a tradução literal da sua liberdade de espírito,da sua personalidade
      radiante;da sua caleidoscópica vontade de transmutar o mundo em uma grande aquarela
      de vibrações positivas e espontaneidade.
      Como eu já disse,você tem alma de poeta!

      Mas,voltando as alusões,quando eu li "O bom filho à casa retorna",de imediato,
      me veio a cena final desse filme à cabeça.O inferno era na verdade uma "casa do Erro".
      A personagem criou para si mesma uma versão distorcida e amontoada de lixos e
      temores do que era quando em vida,uma casa cheia amor,realizações e plenitude.
      Essa foi a realidade em que ela decidiu mergulhar porque era difícil demais
      se desvencilhar da culpa e se perdoar pelos erros que acreditava ter
      cometido em vida.E ela então,escolheu morar naquele logradouro de desespero
      e repetição para sempre.
      "Os suicidas vão para o inferno porque não conseguem se perdoar."
      (Frase do velho guia,que era em vida o melhor amigo do Chris)
      Não chorei feito um chafariz como você(rs),mas confesso que a determinação do Chris
      em trazê-la de volta e a decisão dele de preferir o inferno a ficar longe da
      sua alma gêmea foi simplesmente inefável...
      eu já assisti esse filme várias vezes e essa cena sempre me deixa com
      lágrimas nos olhos.

      E não é o caso de me causarem fascínio os aspectos expiatórios e auto-destrutivos
      da psiquê humana,mas é fato corroborado que temos a capacidade de mostrar o nosso
      lado mais nobre quando vemos a face do abismo,como foi com os personagens do filme.
      Embora eu admita que a forma como a estória se desenrola seja melancólica
      demais.
      Aliás,peço até desculpas se te fiz pensar que era um filme sobre rosas quando na
      verdade foi quase que integralmente uma tempestade de espinhos!
      Mesmo assim,esse filme é lindo demais...

      A propósito,eu li o seu último texto "Uma leitura deboxada" e a despeito
      de me causar verdadeiro asco o assunto que você escolheu dessa vez,pra mim é
      sempre interessante ver como você consegue,mesmo em se tratando dos mais
      desinteressantes e enfadonhos assuntos,brincar com as palavras e dar vida à elas.
      Tem gente que conhece as palavras e sabe como usá-las.
      Tem gente que conhece poesia e sabe como compô-las.
      E tem você que consegue entrelaçar o melhor dos dois mundos.^^

      Agora,quanto e essa sua mega curiosidade de saber quem está do outro lado da
      telinha...
      O que posso dizer,é que se o acaso colaborasse,à essa altura eu provavelmente
      já teria me revelado.
      Paciência...tudo a seu tempo.

      Dessa vez vou deixar só uma pequena fábula que eu li,gostei e que inexoravelmente
      me fez lembrar de você.
      Se chama "O rei e suas 4 esposas".Acho que você vai gostar.
      http://www.homemsonhador.com/FabulaRei.html

      E Anna,deixa de ser boba!Você não precisa me indicar nada,basta continuar existindo.

      :)~

      Com ternura,
      Seu tímido admirador.

      Excluir
    3. Quanta perspicácia, my dear...
      Então, deixe-me ver.
      Primeiramente, é verdade que gostei muito do filme. Mas em momento algum fiz alusão ao meu blog. Inclusive, isso aqui é um espaço em que tento ultrapassar o limiar do meu imaginário. Eu jamais poderia me imaginar tão próxima de algo tão surpreende assim. Mas, que legal saber que alguém conseguiu fazer por mim o que não fiz; pois, mesmo assistindo a película, eu não vi infelizmente familiaridade alguma, me desculpe... rsrs'
      Ao contrário, me deu até um certo desejo de poder pelo menos me assemelhar a algo similar.

      No entanto, vendo do seu ponto de vista, faz algum sentido pelos seus argumentos. Espero que esteja certo ;)
      Só posso me sentir muito contente mesmo, por me desenhar assim para os que me leem no curto espaço de cada postagem.
      Confesso, que até mesmo eu não gostei da minha última postagem, mas precisava compartilhar aquelas ideias. Foi mais forte que eu.

      Até porque eu preciso escrever todos os dias para eu me construir e me destruir ao meu ponto de encontro. É como se eu dependesse de entrar em contato com essas palavras, das minhas necessidades basilares à minha autorrealização.

      Não sei se tenho a tal 'alma de poeta', seria um sonho se tivesse, tudo seria mais fácil e mais bonito. Mas se eu conseguir construir um mundo do meu jeitinho aqui eu já posso me dar por satisfeita. E eu acho que tenho conseguido pelo visto. Obrigada por estar sempre por perto, seja lá de onde estiver.

      Acredito que eu tenha entendido o propósito da fábula, acho que não poderia existir momento melhor para refletir sobre essas ideias. De verdade, chegou na hora certa e o melhor de tudo foi poder compartilhar a leitura com quem precisava mais do que eu.

      Um beijo no coração,
      Annatercia.

      Excluir
  2. Admito que eu fico super feliz com esses comentários inesperados, são presentinhos virtuais que eu gosto muito.
    Além de uma mega curiosidade para saber quem está do outro lado da telinha.
    A propósito, eu acabei fazendo o download do filme para assistir com mais tranquilidade.
    Adoro os trabalhos do Robin Williams, são sempre um aprendizado muito bom realmente.
    Se bem que eu não tenho o hábito de assistir filmes.
    Mas pode ser interessante.
    Com certeza eu irei assistir aqui.
    Obrigada pela dica.
    E, poxa, vida! Eu nem tenho nada para indicar.
    Fico lhe devendo esta.
    Com carinho, Annatercia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Senta que lá vem textão!

A solidão da flor do campo