Para que serve o dia 25 de Dezembro?’-‘



É curioso como que o ser humano já notou que há muito que o Natal deixou de ser uma festa religiosa. Eu pude confirmar isso essa semana, com um recado de um amigo no Orkut. Assim, no seu aspecto positivo, virou festa de congraçamento, principalmente no seio da família, é quando todos retornam a comer juntos, ao menos um peru e uma rabanada. Mas, negativamente, é o grande festim do consumo, presidido por esse fajuto e mercadológico “Bom Velhinho”.

É realmente uma pena tudo isso. Porque de certa forma é um momento que lembra uma antiga e eterna aspiração humana, a de um Deus entre nós. E passa quase despercebida a beleza e o importante significado de todo esse belo drama histórico.

Você pode até questionar toda essa história que nos vem sido contada ao longo dos tempos. Porém, independente do dogma e da fé, é comovente a história daquela judia de apenas 15 anos que aceitou sem muito espanto o anúncio de que geraria um Deus e, também, de um carpinteiro guardião de sua mulher e de um menino, digamos, especial. Ah, não vamos nos esquecer dos pastores que velavam na noite do deserto e viram falanges de anjos dando “Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade” e recebendo o convite para ir ver o menino. E foram. – ACREDITARAM NISSO! – Agora, convenhamos que essa frase virou a maior furada, pois se a condição de paz era aos homens de boa vontade, me digam, cadê esses caras? Porque a paz está em falta ultimamente. E, olha que não é só em questão de violência, não, eu digo também com relação às mentes tranquilas. Hoje em dia paz virou um tema relativo. Você pode disseminar a paz dizendo não às drogas ou, até mesmo, ter paz quando você alcançar uma vida estável. Paz de espírito!

Enfim, além dessa mensagem, tudo se passou em meio a um grande silêncio. É somente no silêncio que há espaço e tempo para ouvir a mensagem, para caminhar em direção ao novo. E, é isso, o homem é barulho porque, no fundo, o silêncio é Deus.

E é nesse silêncio que eu curto o meu Natal, ainda pagão, mas com pena de continuar assim em meio de tanta luz. Desejo todo o meu silêncio a vocês e vou esperar à noite a estrela guia, quando todos estiverem dormindo profundamente. Eu não ouço nenhuma voz, nem vejo nenhum anjinho cantando no céu. Ainda tenho minhas desconfianças com relação a isso, me parece fictício. Porém, mesmo assim, espero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Senta que lá vem textão!

A solidão da flor do campo