Uma viagem pelo tempo'-'


É, como o tempo passa rápido. Há alguns dias atrás, me peguei pensando na minha infância. E me lembrei de tantas coisas, como se estivesse vivendo aqueles momentos novamente.

Brincadeiras de rua. Uma turma bacana, a rua, muita energia pra gastar. Essa era a combinação necessária para um dia divertido. Esconde-esconde, pega-pega, polícia e ladrão, pique-bandeira, pique-cola, entre outras tantas. Não importava a brincadeira nem o lugar. Éramos uma turma de amigos, sempre encontrávamos uma forma de nos divertir. Claro que existiam as brigas e, às vezes, alguns hematomas. Mas mesmo que nos machucássemos e, tantas vezes, chorássemos, passava rápido. E no outro dia, estavamos ali novamente, prontos para mais diversão :D

Chiquititas, carrossel, Dragon Z, Sakarura card captor... Ah, melhor anime que já existiu. Me lembro de ter 8/9 anos quando começou. Não perdia um episódio. Todo dia ligava a TV, sedenta por um novo episódio. Colecionava figurinhas sobre os desenhos. Também tinha alguns bonecos das séries. Tazos. Era uma febre. Colecionei desde do Looney Tunes até os do Pokémon. Não tinha muito dinheiro pra comprar os salgadinhos, a maioria dos tazos ganhava jogando. Na hora do recreio, o pátio lotava de rodinhas, onde sempre havia jogos de tazo. Via meninos por vários recreios inteiros jogando, e se a coordenadora não visse, ficavam ali matando aula na boa. Perdiam, ganhavam, xingavam, e eu me divertia. Só paravam quando não tinha mais tazos. Tinha uma coleção guardada até pouco tempo.

Banco Imobiliário!!! Pode-se dizer que era a primeira 'noção' de empresariedade que tínhamos. Eramos donos de casas, hotéis, aviões. Precisávamos tomar decisões. O que construir, que imóveis vender, como escapar da falência. Ahh, era tão divertido quando conseguia 'quebrar' alguém haushuasha. Adorava jogar. Me prendia a atenção, nem via o tempo passar.

Gostava das rodas de capoeira, das apresentações e aulas de ballet, dos berros da minha professora. Dos micos na escola, no meio dos concertos de piano, nas apresentações da aula de teclado - nunca toquei muito bem, mas me divertia 'à vera'.

Kinder Ovo a 1 real, Mirabel, Balas Juquinha, Tubaína, Guaraná Taí, Cherry Coke, Caverna do Dragão, Doug, Thundercats, He-man, Manda-chuva, Corrida Maluca, Os Jetsons, Tom e Jerry, Pica Pau, Pernalonga, Tartarugas Ninja, Capitão Caverna, Pink e o Cérebro, DBZ, Power Rangers, Punky, Chaves, Gibis da Turma da Mônica, Família Dinossauro, Jaspion -os melhores gibis que já li!-, Passa ou Repassa, Pense bem, Autorama, Lego, Atari, Super Nintendo, até polystation ... enfim, poderia ficar horas aqui citando coisas que marcaram minha infância e começo da adolescência. Comidas, desenhos, brinquedos, coisas boas que foram e não voltam mais ... ficam apenas na memória e no coração.

Naquela época, nem se falava em internet, celular. As crianças divertiam-se mais, respeitavam mais. Sabíamos que quando os pais diziam NÃO, era NÃO. Ganhávamos brinquedos no Natal ou no aniversário, não todas as vezes que íamos ao supermercado.
Adoro a tecnologia, e sei de sua importância pro mundo atual. Mas fico indignada ao ver crianças de 5/6 anos já viciadas em Internet ou Playstation; vê-las crescendo com uma vida sedentária e virtual; ver, nos recreios escolares, as brincadeiras de antes dando lugar à mp3, mp4, celulares; ver crianças de 10/11 anos (sim, crianças!) que deveriam se preocupar em brincar, já pensando em ficar, namorar. Isso é absurdo, mas é a realidade.

Pelo visto, a geração dos anos 90 foi a última a verdadeiramente aproveitar uma infância feliz e saudável. Eu fiz parte dessa geração. E isso ninguém me toma.

Comentários

  1. Lembrei minha infância aqui tbm =) Acho que foi a ultima infância de verdade mesmo. Saudades dos tempos que ainda existiam crianças de verdade!

    ResponderExcluir
  2. É Anninha, concordo contigo... essas 'crianças' de hoje não são nada parecidas com a nossa época...
    Como Danilo disse, esse texto me fez lembrar dos tempos de infância também, tempos que não voltam...
    Mais é isso, bola pra frente e continue com esses textos filosóficos e alguns profundos até...
    Beijos, Marcos.

    ResponderExcluir
  3. Marcos!!! \o/
    Você por aqui! Que emoção! Adoreeii os comentários, a intenção era bem essa msm!
    <3

    ResponderExcluir
  4. Sempre dou uma passada pra ler as novidades aqui =D
    E creio que minha presença não fosse assaz emocionante. =P
    No mas, até mais‼
    Bjs‼

    ResponderExcluir
  5. Sérioo?? Pow, tem mo tempão ke não tem 'novidades'... mas eh emocionante siim!! Eu não sabia... "assaz emocionante", "no mas", só vc msm, hehe'
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Senta que lá vem textão!

A solidão da flor do campo